Práticas
De Toque
e Cuidado
Um acervo de práticas produzidas por participantes do grupo tem como objetivo trocar conhecimentos a respeito de cuidados, autocuidado, toque, necessidade de tocar.
O grupo partiu do interesse inicial de Ana Dupas em compartilhar a pesquisa que vem desenvolvendo sobre o toque a partir da Eutonia, e de leituras que abordam o sentido do toque e também em seus aspectos político, social e filosófico.
Atualmente reúne artistas e pesquisadores de diversas áreas. Trabalhando com princípios de autonomia, emancipação e autogestão, a participação no grupo é gratuita e aberta a pessoas diversas que se disponham a abrir espaço em suas vidas para práticas de toque e de cuidado, um espaço de partilha de modos de tocar e pensar a partir do toque.
A partir das experimentações, o grupo vem desenvolvendo um acervo de práticas de toque e cuidado, elaborando e discutindo coletivamente a formulação de instruções, coletando referências e criando um glossário no intuito de se ampliar e difundir as práticas para diversos contextos.
Caso queira participar, escreva para: praticasdetoqueecuidado@gmail.com.
Ana Dupas
Ana Dupas é artista, eutonista e mãe. Sua prática artística atravessa os territórios da coreografia, da performance e da educação. Realiza práticas coletivas e colaborativas
fundamentadas pela via da percepção. Atualmente, realiza pesquisa sobre o toque e cuidado, junto ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Unifesp - Campus Baixada Santista.

Bruno Costa
Ator formado pelo Senac São Miguel Paulista e discente de Educação Social pela mesma instituição. Estudou educação somática na dança pelo curso de extensão da Escola Livre de Dança, de Santo André. Ministrou cursos na Faculdade de Belas Artes do Porto, em Portugal, por meio do IV Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias e do II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, promovido pelo Instituto Federal de Brasília. Transita entre as linguagens da música, da performance e intervenção urbana, integra o Grupo de Estudos Práticas de Toque e Cuidado, a partir da abordagem somática Eutonia e de leituras que tratam o sentido do toque em seus aspectos políticos, sociais e filosóficos.
