Práticas
De Toque
e Cuidado
Pílula de autocuidado
Tenha uma bacia que caiba seus dois pés dentro. Acrescente sal grosso e arruda, se tiver, e depois uma quantidade de água morna que seus pés fiquem submersos. Sente-se em uma cadeira ou sofá, de modo que possa fechar os olhos e apoiar as costas. Relaxe. Se tiver tensão em alguma parte do corpo, por exemplo dor de cabeça, bata levemente com as pontas dos dedos pela cabeça, para que esta zona descarregue lá embaixo pro sal dos pés. Descanse. Quando a água começar a esfriar, você pode acrescentar mais água quente ou secar os pés e logo mantê-los aquecidos. Despeje a água usada na privada e limpe a bacia para uso futuro.
Encontre uma região da sua casa que entre sol e se posicione para receber. Se não entrar sol pela casa, sente-se num banquinho na calçada da rua, ou encontre uma praça próxima que não tenha muito fluxo de pessoas por perto. Deixe o calor entrar pelos poros e perceba o acolhimento da energia que te aquece e acaricia. Ofereça partes do corpo que normalmente não recebem luz. Seja planta. Tempo indeterminado.
Inspire como se enchesse um copo d’água (inflando a barriga e subindo até o peito) e expire como se esvaziasse o copo (pelo peito até encolher o umbigo). Aplique em momentos de ansiedade com os olhos fechados. Observe o tempo baixando o ritmo até quando for preciso. Se acompanhe. Abra os olhos e leve o copo consigo.
Durante o dia, acenda um incenso de sua preferência. Defume sua casa, não se esquecendo dos cantos. Intencione a limpeza como preferir - um pensamento, uma reza, uma direção. Ao finalizar o corpo-casa, limpe seu próprio corpo contemplando cima, baixo, frente, trás e lados.